"PASSO A PASSO" PEIXINHOS - 2017

 

 

Peixinhos de EVA para brincadeira de Pescaria em Festa Junina
A Arte Dakini vem trazer hoje um "passo a passo" da confecção por Dakini Patricia de divertidos peixinhos de E.V.A. para a brincadeira de Pescaria na festa junina. Estes foram feitos para a festa junina da E.M.E.B. Maria Linhares de Souza de Itapema(SC). 

Há vários tipos de peixinhos para pescaria feitos com materiais recicláveis, com tecidos, com brinquedos, etc., à venda ou como modelos para confecção disponíveis na internet. Mas, se você desejar fazer uma criação original, ainda dá tempo de aprender para fazer na sua escola ou para divertir a brincadeira na festa da sua família; é só seguir o passo a passo básico e alterar cores, modelos, tamanhos e tipos ao seu gosto! 

Aqui será apresentado o modo de fazer para peixinhos tridimensionais, pespontados ao redor, fofinhos (com enchimento) e animados com divertidas pinturas coloridas. 
Vamos ao "passo a passo":

Você vai precisar de
- lápis grafite
- molde de peixinho impresso em papel
- tesoura
- folhas de E.V.A.
- enchimento (manta acrílica, algodão, sacolas plásticas,...)
- agulha
- linha para pespontar
- pincel
- tinta para tecido 
Se você tiver habilidade com desenho pode fazer direto na folha de E.V.A. o molde do tipo de peixinho que preferir. 

Na internet estão disponíveis vários desenhos de moldes que podem ser impressos e, depois de recortados no contorno, transferidos com o auxílio do lápis grafite para o E.V.A. que deve ser recortado sempre em duas partes iguais - lembrando que os peixinhos serão tridimensionais e, para obtermos esse efeito devem ser pespontados nas laterais e preenchidos com enchimento.

Depois de recortar em duas partes iguais de E.V.A. cada modelo de peixinho, o próximo passo será pespontar ao redor de duas partes juntas com linha que não deve ser muito fina para não arrebentar as laterais. Pode-se usar barbante, linha para tear, lã e/ou linha para tricô ou crochê. Aqui foi escolhida uma linha com efeito visual metálico prateado e uma agulha com o furo mais largo. 
A forma de pespontar utilizada foi a que está no esquema de fotos acima, mas dependendo da sua habilidade com linha e agulha, poderá fazer de qualquer outra forma, contudo, deve-se puxar a linha com cautela para não rasgar o E.V.A. e as laterais dos moldes tem que estar bem unidas durante todo o processo. 
Ao furo feito no E.V.A. para passar o anzol da pescaria, foi feito um reforço do ponto aplicado.
Antes de fechar as laterais, coloca-se o enchimento. Parte desta produção foi preenchida com manta acrílica e parte com a utilização reciclável de sacolas plásticas. Ambos os materiais vão conferir tridimensionalidade aos peixinhos, deixando-os "fofinhos" ao toque.
Depois de finalizadas as etapas de cortar, pespontar e preencher cada peixinho, o efeito visual já permite a utilização deles na brincadeira como uma opção mais "minimalista" ou contemporânea.

O próximo passo é pintar com tinta para tecido que fixa muito bem no material e seca rápido. Nessa etapa entra o "diferencial" em seu trabalho, pois, mesmo baseando-se em um modelo, o toque e manuseio dos pinceis é único e confere originalidade a cada objeto.

A pintura de olhos e estampas variadas dão características divertidas e "personalidade" a cada peixinho.

Use e abuse da sua criatividade e boa sorte!

     Postado há  por 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OFICINA DE BORDADO - CASA DA CULTURA DE BARRA DO SUL - MARÇO A MAIO ' 2025

EVENTOS DE ARTE E CULTURA - 2021 a 2025